top of page
Thomas Robert Malthus

Thomas Malthus

Harriet Eckersall

     Thomas Robert Malthus nasceu em 14 de fevereiro de 1766, em Rookery, no condado de Surrey, Inglaterra. Casou-se com sua prima Harriet Eckersall, com quem teve 3 filhos. Seu pai, Daniel Malthus, era adepto dos ideais de Jean-Jacques Rousseou e amigo pessoal dos pensadores David Hume e Godwin.

Aos 18 anos de idade, em 1784, após receber em casa uma ampla educação liberal, Malthus foi admitido na Jesus College da Universidade de Cambridge.

O economista e demógrafo britânico Thomas Malthus ficou conhecido sobretudo pela teoria segundo a qual o crescimento da população tende sempre a superar a produção de alimentos, o que torna necessário o controle da natalidade.

 

  • Principais Obras:

   

     - Um Ensaio sobre o Princípio de População - 1798

     - Uma Pesquisa sobre a Causa do Presente Alto Preço dos Alimentos - 1800

     - Princípios de Economia Política, tendo-se em vista sua Aplicação Prática - 1820

     - Definições em Economia Política - 1827

     - Ensaio sobre o Princípio da População - 1846

Jesus College - Cambridge

     Pode-se dizer que ele foi pré-cursor de Karl Marx. Viveu na época da revolução francesa, ápice da revolução industrial, ocasionando o êxodo rural e redução a taxa de mortalidade e um aumento populacional constante por causa das condições sanitárias melhores. Em 1798, Malthus publicou anonimamente seu "Essay on Population" ( Ensaio sobre a População ). Em 1805, tornou-se professor de história Moderna e Política Econômica no Colégio da Companhia da Índias Orientais, em Haileybury, Hertfordshire. Malthus morreu na cidade de Saint Catherine, Somerset, em 23 de dezembro de 1834.

Haileybury - Hertfordshire

bottom of page